Portal Municipal de Turismo

• Ponto
    de ônibus
  • Estacionamento

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica, tendo bastante sombra, rico em fauna e flora. Além disso, ouvem-se diversos pássaros por ali.

A Lagoa do Peri é abastecida por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha. Toda a região está preservada como patrimônio natural pelo decreto municipal nº 1.828. Menos explorada que a Lagoa da Conceição, na Lagoa do Peri ainda se pode encontrar Mata Atlântica Primária. Com alguma sorte, pode-se ver o jacaré-de-papo-amarelo, que, de acordo com biólogos, é inofensivo ao homem.

É a maior lagoa de água doce da costa catarinense. São 5,2km² de extensão; 11m de profundidade. O Parque Municipal da Lagoa do Peri possui 2.030 hectares de unidade de conservação e 20,3 km² de bacia hidrográfica. Suas águas não são afetadas pelas oscilações da maré, pois está a cerca de 3m acima do nível do mar.

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original. É berçário de animais típicos, como a Lontra e o Macaco-prego. E até aves ameaçadas são encontradas, como é o caso da Gralha-azul.

A área em volta da lagoa tem mata e trilhas belíssimas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais. As caminhadas ecológicas, em alguns casos são realizadas com acompanhamento. As crianças também têm boas opções de entretenimento. Além da água doce e tranquila, ideal para banho, há um pequeno parque infantil, com área arborizada por enormes eucaliptos, onde elas podem brincar e se divertir à vontade. Passeio de barco, caiaque e outras espécies não motorizadas, bem como pescarias de linha de mão e caniço também são atividades permitidas por lá.

O que Fazer

O que Comer

Onde Ficar

Natureza e Ecoturismo

• Cachoeiras e Cascatas
  • Lagos e Lagoas
  • Parques e Reservas Ecológicas
  • Trilhas

próximo deste ponto

Veja também outras opções de alimentação, hospedagem e lazer nesta mesma região.

guia de serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Florianópolis.

Saiba mais >